Biografia

Portugal
Este blogue foi criado para dar assim a minha contribuição histórica para o mundo virtual, com alguns textos, powerpoints e outros.

sábado, 14 de maio de 2011

O Imperialismo

No fim do século XIX as potências europeias viviam a  "Segunda Revolução Industrial".
Desejavam a expansão dos seus mercados consumidores, aumentar investimentos, explorar outras fontes de matéria-prima,procuravam locais estratégicos,mão-de-obra barata, um ponto de escoamento de população ,devido ao crescimento demográfico existente na Europa, e queriam ainda oferecer os seus custumes,cultura,conhecimento,religião,basicamente, queriam civilizar os povos considerados inferiores.Quem possuisse maior numero de territórios ,era lider em relação aos restantes países.

Em 1884, reuniram-se as potências industrializadas da Europa (Portugal esteve presente porque por direitos históricos tinha territórios em África), na Alemanha para a "Conferência de Berlim". A partir dessa reunião, foram criadas colônias e protetorados no continente africano pelas potências Inglaterra e França. África respondia às necessidades econômicas e financeiras das nações europeias. Os países que se destacaram foram: Alemanha,França,Bélgica,Inglaterra, que tinham um maior poder económico para desenvolver e explorar o território em causa.
O imperialismo representou a acção das grandes potências mundiais sobre as regiões menos desenvolvidas com a finalidade de controlar o mercado e a economia destas regiões.
Os países imperialistas dominaram o continente africano, e justificavam as suas ações como justas e benéficas à humanidade em nome do progresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário