Biografia

Portugal
Este blogue foi criado para dar assim a minha contribuição histórica para o mundo virtual, com alguns textos, powerpoints e outros.

sábado, 19 de março de 2011

Pessoas marcantes na era do absolutismo..

Absolutismo

Absolutismo na França

O poder absoluto estava muito presente no Antigo Regime.
Na França,o absolutismo atingiu o auge com Luis XIV. O monarca francês reforçou o seu poder perante o Parlamento, ficando conhecido por a célebre frase "O estado sou eu", ele é que controlava e decidia tudo.
O poder absoluto têm como principal caracteristica, os poderes todos do estado estarem na mão do monarca, controlando o poder legislativo, executivo e judicial. Todas as leis são verificadas pelo monarca, e aplicadas pelo mesmo.
O poder do monarca era de origem divina,ou seja, o rei era o representante de Deus na Terra. Todos os grupos sociais estavam sujeitos as ordens do rei, deviam-lhe respeito e obediência em qualquer situação. 
Bossuet foi um teórico absolutista que disse que este regime possuía quatro características principais. Era absoluto, tendo o monarca "o poder nas suas mãos". Era sagrado,sendo o seu poder de origem divina. Era paternal , como o monarca era o pai do povo, deveria proteger os mais desprotegidos, e os seus interesses. Era ainda um poder racional.